sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

PALAVRA DE VIDA ETERNA

"Lembrai-vos dos dias de outrora, logo que fostes iluminados. Quão longas e dolorosas lutas sustentastes. Seja tornando-vos alvo de toda espécie de opróbrios e humilhações, seja tomando moralmente parte nos sofrimentos daqueles que os tiveram que suportar. Não só vos compadecestes dos encarcerados, mas aceitastes com alegria a confiscação dos vossos bens, pela certeza de possuirdes riquezas muito melhores e imperecíveis. Não percais esta convicção a que está vinculada uma grande recompensa, pois vos é necessária a perseverança para fazerdes a vontade de Deus e alcançardes os bens prometidos. Ainda um pouco de tempo - sem dúvida, bem pouco -, e o que há de vir virá e não tardará. Meu justo viverá da fé. Porém, se ele desfalecer, meu coração já não se agradará dele (Hab 2,3s). Não somos, absolutamente, de perder o ânimo para nossa ruína; somos de manter a fé, para nossa salvação! " (Hebreus 10, 32-39

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Amar o Senhor e estar sempre a sua disposição

Passando a tarde em casa, num desses dias chuvosos que têm caído sobre a capital do Tocantins, silenciei meu coração para ouvir a voz do Senhor... Também estava à espera da visita de uma grande amiga minha, a Celina Silva, coordenadora de espiritualidade da Missão Sacramento. Tínhamos combinado uma daquelas maravilhosas tardes de “partilha” sobre nossas vidas, os planos e projetos que Deus tem realizado em nosso meio. Como é bom! =D

Recentemente, comprei um livro sobre a história e os escritos da grande Madre Teresa de Calcutá (esse mesmo da imagem que aparece ao lado) e uma frase em especial, durante uma rápida leitura, me chamou a atenção. Em carta ao Padre Neuner, Madre Teresa descreve um período difícil de trevas interiores pelo qual ela tem passado; a chamada “noite escura”, descrita por muitos santos da Igreja. Num determinado momento, ela diz:

“Que terrível é estar sem Deus – nem oração – nem fé – nem amor. A única coisa que ainda permanece – é a convicção de que a obra é Dele – de que as Irmãs e os Irmãos são Dele. E eu me agarro a isto como a pessoa que nada tem se agarra à palha - antes de afundar. E contudo, padre, apesar de tudo isto, quer ser-Lhe fiel, quero esgotar-me por Ele, quero amá-lo não por aquilo que Ele dá mas por aquilo que tira – quero estar a sua disposição. Não lhe peço que mude a Sua atitude para comigo ou os planos para mim. – Peço-lhe apenas que me use – para ensinar e ajudar as minhas Irmãs e os meus Irmãos e os nossos pobres a amá-Lo...”

Que palavras fortes! Imediatamente comecei a refletir no meu interior... Que amor desapegado, exclusivo é esse que fez Madre Teresa, mesmo quando não sentia a presença e as consolações de Deus, querer continuar estando a disposição do Senhor? Que amor forte é esse que está acima do que “Ele nos dá” e continua presente, mesmo quando “Ele nos tira”...?

Será que é assim que temos amado e confiado no Senhor?... Como pessoas desinteressadas, desapegadas daquilo que Ele tem nos dado... Porque às vezes, condicionamos a nossa fé apenas ao cumprimento de lindas promessas, de lindas bênçãos e quando o Senhor nos tira algo ou alguém, acabamos nos decepcionando com Ele... Não, queridos. Nosso amor pelo Senhor deve estar acima de todas as coisas, de todas as pessoas.

E tenho certeza. Quanto mais nos aproximarmos de Deus, tanto mais nos aproximaremos de nossos irmãos e irmãs, de nossos amigos e até dos nosso inimigos, a exemplo de Madre Teresa. A misericórdia divina é assim. Estende-se, vai passando, passando e quando vemos, já contagiou e chegou a todos; com simplicidade, graça e poder.

Que o Senhor mesmo nos ensine a amá-lo mais e acima de todas as coisas. A viver em plenitude esse primeiro mandamento, reconhecendo que Ele é o dono da nossa história. Independente, se nossa vida está favorável ou não para que creiamos nisso. Apenas a nossa fé e confiança nEle prelaleçam.

Paz e bem a todos!
Deus os abençoe sempre mais e Maria interceda por nós!
“Rogai por nós Santa Mãe de Deus para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém”.

Para encontrar a pessoa certa é preciso ser a pessoa certa

Amados,
encontrei esse artigo maravilhoso do seminarista Adriano Zandoná, da Canção Nova e desejei compartilhar aqui, com vocês.
É uma ótima leitura. Muito edificante e nos ensina muitas coisas.

Abraços!
Att,
Ana Mariana

*************************************

É preciso preparar-se para o namoro.

Vivemos em uma sociedade que cada vez mais despreza todas as formas de compromisso e de seriedade relacional. Diante disso, experiências de supostas aventuras momentâneas acabam, na maioria das vezes, prevalecendo diante do desejo de se viver um comprometimento sério no namoro.

De fato, em meio às frágeis concepções relacionais existentes em nosso tempo, torna-se cada vez mais difícil encontrar “a pessoa certa” para se viver um sadio relacionamento afetivo. Além do que, neste processo de encontrar a pessoa certa muita paciência e sabedoria são necessárias.

Aqui se aplica concretamente a antiga máxima: “Antes só do que mal acompanhado”, pois, em tais circunstâncias uma escolha errada pode acarretar terríveis e desagradáveis consequências: afetivas, emocionais e existenciais.

Para se encontrar a pessoa certa é preciso antes ser a pessoa certa, ou seja, é necessário estar preparado para tal encontro, para, assim, poder oferecer o melhor de si ao outro.

O namoro é uma realidade para a qual é preciso preparar-se, e preparar-se bem: através oração e vivência dos sacramentos, buscando a própria cura interior, procurando moldar as fragilidades do temperamento, entre outros. Enfim, para ser a pessoa certa para o outro se faz necessário estar bem consigo, com os próximos e, principalmente, com Deus.

E só está realmente bem aquele que não centrou seu coração em si mesmo, mas n’Aquele que lhe é infinitamente superior, dando a Este a total prioridade em tudo o que se é e se faz. O encontro com um “outro” não pode ser a única e cega meta da vida, mas ao contrário, deve ser a simples consequência do encontro com o “Outro”, que confere o verdadeiro lugar para todo e qualquer afeto humano.

Quem ainda não colocou o Sagrado no centro de sua existência não está pronto para viver um relacionamento sadio, pois correrá o sério risco de divinizar o outro, dando a este um lugar devido somente a Deus e, consequentemente, exigindo dele o que somente o Senhor pode lhe oferecer, tornando, dessa forma, a relação pesada e sufocante.

Existem lacunas em nós que somente o amor de nosso Autor poderá preencher, e apenas a partir de um profundo encontro com Ele nossos relacionamentos poderão tornar-se maduros e realmente bem sucedidos.

O amor só pode ser vivenciado com vida e equilíbrio, onde o “Amor” verdadeiramente saciou as fragilidades e vazios do coração.

Vivendo a partir de tais princípios e cuidando sempre e bem do coração, nós nos tornaremos capazes de inaugurar as devidas vias que precederão a tão desejada interação, a ser realizada pelo namoro, e poderemos assim saborear seu posterior êxito e plenitude.

Deus o (a) abençoe!

Adriano Zandoná
verso.zandona@gmail.com
Adriano Zandoná Seminarista e Missionário da Comunidade Canção Nova. Reside na Missão de Cachoeira Paulista. É formado em Filosofia e em Teologia, e está preparando-se para a Ordenação Diaconal. Atualmente trabalha na Rádio Canção Nova, onde apresenta o programa “Viver Bem”. Acesse: blog.cancaonova.com/adrianozandona e acompanhe outros artigos do autor. 21/07/2010 - 11h19

O que estou ouvindo/rezando?

Nossa Alma
Eliana Ribeiro
Composição: Salmo 123 (124)


Nossa alma como um pássaro escapou
Do laço que lhe armara o caçador!


Se o Senhor não estivesse ao nosso lado,
Quando os homens investiram contra nós,
Com certeza nos teriam devorado
No furor de sua ira contra nós, contra nós.

Então as águas nos teriam submergido,
A correnteza nos teria arrastado.
E então, por sobre nós teriam passado
Essas águas sempre mais impetuosas, impetuosas.

O laço arrebentou-se de repente,
E assim nós conseguimos libertar-nos.
O nosso auxílio está no nome do Senhor,
Do Senhor que fez o céu e fez a terra, fez a terra!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Vamos rezar?! Devoção à Divina Misericórdia

O Amor de Deus é a flor - e a Misericódia o fruto.

Que a alma que desconfia leia antes louvores da Misericórdia e torne-se confiante.


Misericórdia Divina, que brota do seio do Pai, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, atributo máximo de Deus, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, mistério inefável, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, fonte que brota do mistério da Santíssima Trindade, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que nenhuma mente nem angélica nem humana pode prescrutar, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, da qual provém toda a vida e felicidade, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, mais sublime do que os Céus, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, fonte de milagres e prodígios, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que envolve o universo todo, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que desce ao mundo na Pessoa do Verbo Encarnado, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que brotou da chaga aberta do Coração de Jesus, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, encerrada no Coração de Jesus para nós e sobretudo para os pecadores, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, imperscrutável na instituição da Eucaristia, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, no sacramento do Santo batismo, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, na nossa justificação por Jesus Cristo, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que nos acompanha por toda a vida, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que nos envolve de modo particular na hora da morte, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que nos concede a vida imortal, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que nos acompanha em todos os momentos, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que nos defende do fogo do inferno, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, na conversão dos pecadores endurecidos, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, enlevo para os anjos, inefável para os santos, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, insondável em todos os mistérios Divinos, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que nos eleva de toda miséria, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, fonte de nossa felicidade e alegria, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que do nada nos chama para a existência, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que abrange todas as obras das suas mãos, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que coroa tudo que existe e que existirá, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, na qual todos somos imersos, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, doce consolo para os corações atormentados, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, única esperança dos desesperados, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, repouso dos corações, paz em meio ao terror, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, delícia e êxtase dos santos, eu confio em Vós.
Misericórdia Divina, que desperta a confiança onde não há esperança, eu confio em Vós.

"Ó Deus Eterno, em quem a Misericórdia é insondável, e o tesouro da compaixão é inesgotável, olhai propício para nós e multiplicai em nós a vossa Misericórdia, para que não desesperemos nos momentos difíceis, nem esmoreçamos, mas nos submetamos com grande confiança à Vossa Santa Vontade, que é amor e a própria Misericórdia. Amém."

domingo, 16 de janeiro de 2011

Não silenciar o cântico de louvor que está em nossos lábios...

Querido Irmão, Amada Irmã,

Escrevo nesta madrugada de segunda-feira, 17 de janeiro, para partilhar um direcionamento que o Espírito tem “gritado” ao meu coração... Alguma vez na sua caminhada, na sua vida pessoal ou profissional, você teve vontade de desistir, de jogar tudo para o alto? Alguma vez você estava fazendo tudo certinho, rezando, jejuando, doando a sua vida para o anúncio do Evangelho e somente “desgraças” aconteciam ao seu redor? Alguma vez você saiu da sua casa para ir para a Igreja, para servir e teve que deixar familiares enfermos, situações delicadíssimas na família?

Acho que o que estou partilhando aqui não é nada “estranho” na vida de qualquer servo de Deus, de qualquer pessoa que entrega sua vida ao chamado do Senhor. Verdadeiramente, a vida de muitos em nosso meio tem sido um verdadeiro vale de lágrimas. Uma luta constante para permanecer de pé. E muitas vezes as provações são tantas, que chegamos a fatigar, a cansar e a ficar com os pés tão feridos, ao longo da caminhada...

Mas, irmãos, que mérito teremos se proclamarmos o Senhorio de Jesus somente no tempo da bonança? No tempo da abundância, da paz? Muitas vezes, nosso coração, ansioso por ver as coisas acontecerem no nosso tempo, vai silenciando as palavras de louvor, a motivação interior para continuar no caminho do Senhor... Nesse instante, o Espírito Santo tenta se achegar ao nosso coração para nos mostrar que nada pode nos fazer parar de louvar e bendizer a Deus... Porque é isso que Satanás quer. Fazer com que os filhos de Deus se decepcionem com Ele, que se frustrem com os planos de Deus.

Nesta madrugada, eu quero profetizar sobre a sua vida, assim como agora, o Senhor Jesus também fala muito forte para a minha vida; MEU IRMÃO, NÃO PARE DE LUTAR! Não deixe de crer nas promessas de Deus. Não desista do projeto de amor grandioso que Jesus construiu pra você, desde a cruz até os séculos sem fim!

A dor está grande? A tribulação tem turvado a sua visão e te feito chorar sem cessar? Não desista. Ainda um pouco e contemplaremos a face gloriosa do Senhor. Saiba esperar. E eu testemunho: o exercício da espera é doloroso, angustiante... Mas, molda tanto o nosso caráter, prova tanto a nossa fé, produz a esperança e a esperança não engana, diz a palavra.
Lembre-se que você é um projeto de Deus feito para dar certo. Sempre me lembro disso quando acordo: se hoje estou de pé, se hoje estou bem, com saúde e vida, é porque Deus ainda acredita em mim, que eu posso ser melhor! Eu insisto em dizer. Eu não posso desistir, não posso abandonar os planos de Deus. E você também não pode. Não abandone a graça, a poucos metros de ela chegar até você... Escute a vontade de Deus pra sua vida e se firme nela. Não desvie nem para a direita, nem para a esquerda. Mantenha-se firme. Há uma coroa de vitória sendo preparada para nós.
Afinal, a promessa de benção já foi lançada sobre nós: “O Espírito do Senhor repousa sobre mim; porque ele consagrou-me pela unção. Enviou-me a levar a boa nova aos humildes, a curar os corações doloridos, anunciar aos cativos a redenção e aos prisioneiros a liberdade; proclamar um ano de graças da parte do Senhor” (Is 61).

Vamos fazer um compromisso? Façamos o compromisso, de em qualquer situação, não deixar desaparecer dos nossos lábios, um eterno cântico de louvor e reconhecimento da glória de Deus.
Façamos isso: Senhor, eu me comprometo contigo, em qualquer circunstância, a sempre deixar prevalecer em mim, um cântico de louvor e exaltação. Porque sei que TU estás acima de todas as coisas. Sei que tu amas e cuidas de mim. Amém.
Paz e bem a todos!
“Jesus, eu confio em vós!”
Sta Faustina, rogai por nós!

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O QUE ESTOU OUVINDO/REZANDO?

ÁGUAS DE RESTAURAÇÃO
Autoria: Ana Mariana Araújo / Missão Sacramento

Converte-me, Senhor. Muda o meu coração.
Sei que sou fraco, mas vós sois a minha fortaleza.

Humilhado aos Teus pés, eu quero clamar
Um novo tempo em minha história, onde TU sejas tudo pra mim!

Vou mergulhar; em Tua misericórdia me lançar.
Nas águas dos teus rios me banhar. (2x)

Vem, ó Espírito. Vem, ó Espírito.
Deixa fluir o Teu rio. Deixa mover Tuas águas... (2x) de Restauração!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

FELIZ 2011

Querido Irmão, querida Irmã! Paz e bem ao seu coração!

Às vezes eu deixo vocês aqui do blog, um pouco “chateados” com a minha “ausência” de reflexões por uns dias, não é mesmo? Eu recebo cobranças por isso. Rs Mas, insisto em dizer que a maioria desses silêncios - também provocados pela correria do dia a dia – são de uma tentativa constante de “afinar os ouvidos” para escutar quais experiências o Senhor Jesus deseja que eu partilhe aqui... Espero ser sempre obediente e fiel a esses direcionamentos e contribuir para que o Senhor, além de curar e renovar o meu coração, também possa alcançar o seu =D.

Tenho provado muito da fidelidade de Deus e da manifestação do poder de Deus, através das novas tecnologias da comunicação. Como jornalista e como cristã, reafirmo que não podemos abrir mão das mais diversas ferramentas que surgem a cada dia. Uma experiência muito bonita que tenho feito é orar com irmãos que moram distante, pela internet. Como Deus tem convencido o meu coração de que não há barreiras que impeçam a graça dEle de acontecer em nossas vidas! Louvado e glorificado seja o Senhor por tudo!

Gente, FELIZ ANO NOVOOOO! Bendito seja o ano que vem para trazer a benção do Senhor para nossas vidas! Que em 2011, sejamos mais de Deus, possamos ser mais amigos, mais íntimos dEle, possamos conhecer sua vontade pra nós, cumprir suas promessas, seus pedidos e amar mais nossos irmãos. E olha, que em 2011, Deus nos dê a unção especial de amar não só aqueles que nos amam, mas, principalmente, aqueles que fazem o mal contra nós. Aqueles que “torcem o nariz”, que nos caluniam, que não nos conhecem e até falam mal de nós... Que Jesus nos dê a graça especial de sermos testemunhas do seu amor, para todos, sem exceção! E mais ainda, que Ele nos ajude a termos reações com uma postura verdadeira de CRISTÃOS, assim mesmo, em caixa alta, tuuudo maiúsculo.

Neste início de ano, tive a graça de estar em retiro espiritual com os irmãos da Missão Sacramento. Ficamos a virada de ano, até o dia 02 de janeiro, na presença do Senhor, escutando a Palavra, louvando e sendo formados. E quantas maravilhas. Nem se eu tentasse descrever aqui, tudo o que Deus fez, eu conseguiria... Foi muita fidelidade do Senhor! Essa foto acima é da virada do dia 31 para o dia 1º, quando passamos em adoração a Jesus Sacramentado.

Nesse Retiro, cada missionário parou para escutar de Deus os direcionamentos e profecias para sua vida pessoal e missionária. Gente, eu testemunho. É a palavra de Deus, são as suas promessas que me fortalecem e me fazem crer que 2011 será um ano de muitas bênçãos.

Então, reforço o convite feito no blog da Missão. Porque é algo que vem repetidamente no meu coração. Você já parou para escutar de Deus, o que Ele quer para você neste ano de 2011??? “Quando um homem e uma mulher de fé oram, sabem que a mão de Deus vai se mover em benefício daquele que crê”, dizia Lázaro Praxedes, da RCC Brasil, em uma de suas pregações.

Pare. Escute. Silencie. Reze. Viva os sacramentos em intercessão pelo seu ano de 2011. Anote tudo. E veja o cumprimento da palavra de um Deus que se derrama em fidelidade e bondade para conosco.

Desejo a todos, bênçãos sem medidas em 2011.

Abraços!
“Jesus, eu confio em vós!”