quarta-feira, 30 de junho de 2010

Sair da superficialidade: uma ordem de Deus para nós

Gente,

Vou passando rapidinho aqui, para expressar algo que inquietou o meu coração nesta tarde, de quarta-feira. O Tocantins e o Brasil vivem um dia agitado, com o término do prazo para a realização das convenções partidárias. As eleições vêm aí. E tantas outras coisas acontecendo, como crimes hediondos, enchentes no nordeste e outras situações que pedem a nossa oração e a nossa reação com práticas de solidariedade.

No entanto, o que eu desejo partilhar com vocês é uma inspiração contínua de Deus ao meu coração nos últimos tempos. Primeiro, refletindo a partir da palavra de Isaías 54, um direcionamento de Deus para minha vida, ao longo deste ano de 2010. E creio, que também falará muito ao seu coração. Ela diz o seguinte, nos versículos 2 e 3: “Amplia o espaço da tua tenda, desdobra sem constrangimento as telas que te abrigam, alonga tuas cordas, consolida tuas estacas, pois deverás estender-te à direita e à esquerda; teus descendentes vão invadir as nações, povoar as cidades desertas”.

No final do ano de 2009, quando o Senhor me deu essa palavra como direcionamento para 2010, e incluindo a minha vida e também os projetos da Missão Sacramento, uma só coisa vinha ao meu coração: É tempo de comprometimento! É tempo de sair da superificialidade! E o mais interessante! Como Deus é perfeito em tudo o que faz! =) Nessa mesma época, dias antes, Jesus inspirou ao meu coração e ao Pedro, durante o III Retiro Interno da Missão Sacramento, em Tocantinópolis, a canção Ir Além, que fala justamente desse novo tempo de “mergulhar em águas mais profundas”.

Todas as situações que têm acontecido só reforçam isso ao meu coração. Precisamos ir mais além. Precisamos nos doar sem medo. Não há outro caminho. Não dá para voltar.

Ontem à noite, quando celebrávamos São Pedro e São Paulo Apóstolos, padroeiros da Missão Sacramento, durante a Santa Missa, o padre dizia isso: que Jesus está sempre presente na nossa vida. Mesmo que o nosso mar esteja agitado, mesmo que o nosso barco esteja prestes a afundar: Ele está conosco! Muitas vezes em silêncio ali, como quando narra no Evangelho de Mateus, 8, quando Jesus dormia dentro da barca. Tudo estava agitado, mas eis que Ele estava ali. E quando os discípulos clamaram ao Senhor por socorro, Ele se levantou e acalmou tudo! Porque Ele é o Senhor de todas as situações! Por mais difíceis ou complicadas que pareçam.

Diante disso, irmãos, eu digo: não dá mais pra voltar. O barco já foi. Já está navegando. Já nos comprometemos com o Senhor, já entregamos a nossa vida, e isso, não pode ser de brincadeira. Não pode ser “de qualquer jeito”. Tem que ser à altura de sermos chamados cristãos! Tem que ser com comprometimento!

Não dá para desistir na primeira dificuldade que aparecer. Não dá para se conformar com uma fé pequena, rala. Temos que ser homens e mulheres ousados na fé. Que crêem, independente de ver resultados ou não. A confiança plena em Jesus é a principal mensagem deixada por Santa Faustina, em seus escritos. Quanto mais confiarmos no Senhor, mais tesouros ele depositará em nossas almas, em nossos corações.

Por isso, que as tempestades de nossa vida, não nos impeçam de ir além. Não nos deixem com vontade de recuar. Não. Por misericórdia. Que cada dificuldade cause em nós ânimo redobrado para buscar o alto, para querer o céu! Eu quero viver isso. Fácil?! Não é. Não será. E o próprio Jesus nos alertou. “No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo” (Jo 16, 33). Mas, é possível. É como diz Faustina: "Fazemos aquilo que é possível. O impossível é de Deus!"

Tenhamos ânimo. E vamos mergulhar sem medo na vontade do Senhor. Ele sempre quererá o melhor para nossas vidas. Ele nos conhece muito mais do que imaginamos. Ele sim, sabe o que é necessário para a nossa felicidade.

Eu creio nisso. Eu quero viver assim.

Paz e bem ao seu coração!
Ana

terça-feira, 29 de junho de 2010

Sobre os sofrimentos desta vida...

“Nisto consiste a graça: sofrer injustamente, suportando as aflições, com a consciência da presença de Deus. Pois que merecimento há em fazer o mal e suportar castigo por isso? Entretanto, se fazeis o bem e suportais o sofrimento, isto vos torna agradáveis junto a Deus. De fato, para isto fostes chamados. Pois também Cristo sofreu por vós deixando-vos um exemplo, a fim de que sigais os seus passos.” I Pd 2, 19-21.

Sofrimento, dificuldades, provações. Palavras bem conhecidas por todos nós, que vivemos aqui, um tempo de espera e construção de um tesouro no céu. É o “exílio”, como chama Sta Faustina, Santa Tereza do Menino Jesus e da Sagrada Face e tantos outros santos da Igreja. Fico pensando o que Deus quer nos ensinar quando nos coloca em meio a tantas dificuldades, quando parece que vai fechando o cerco ao nosso redor... De que nos valerá, Senhor?! Sofrimentos, humilhações, provações sem tamanho sobre nós?! De que nos valerá?!

Às vezes, os sofrimentos são tantos e em tamanhas proporções que chegamos a questionar Deus, sobre o que Ele está fazendo com nossa vida. Parece que o Senhor nos esqueceu, parece que esqueceu que O temos servido e amado. E começamos a falar como a palavra que está em Malaquias, capítulo 3, versículo 14. “Não vale a pena servir a Deus! Que proveito a gente tira guardando os seus mandamentos, ou caminhando amargurado na presença do SENHOR?”...

Fico observando quando estou em missão, junto com os amados da Missão Sacramento como os irmãos nos acolhem bem, por onde quer que passemos e como eles reagem quando começamos a partilhar um pouco de nossas vidas. Às vezes, as pessoas têm uma idéia interessante do missionário; que o missionário é aquele que o Senhor “blindou” de tal forma, como se não passássemos por sofrimentos, provações ou mesmo decepções.

Se parássemos um pouco mais para conversar, quantos sofrimentos, quantas cruzes cada missionário poderia enumerar. Muitas vezes, chegamos às missões com o coração repleto de dor, com situações complicadíssimas em nossas famílias, em nossos trabalhos, em nossa vida pessoal. Mas, é aí que deve estar nosso diferencial. “Contudo, seja qual for o grau a que chegamos, o que importa é prosseguir decididamente” Fl 3, 16. Cada dor, cada sofrimento do nosso coração deve nos fazer “andar sobre as águas e confiar naquele que nos chama”.

Estou falando isso para mim mesma. Para mim, de forma particular, os últimos meses tem sido de provação e fornalha ardente... Desde a semana passada, tenho estado triste e angustiada, por uma situação em especial, que envolve a minha família. Mas, outras coisas, em outras áreas da minha vida foram acontecendo e é como se tudo fosse juntando e formasse um grande fardo sobre mim. Quase não consegui vir trabalhar hoje... Mas, Deus é tão perfeito, tão amoroso conosco que nos mostra que nada disso é necessário para nós. Que tudo é "inquietação infundada".

Durante o dia, o Senhor Jesus usou de dois amigos meus para falar coisas que eu precisava ouvir. É como se o Senhor fosse repetindo através deles, aquilo que já havia me falado dias antes de eu estrear este blog: “Lembra-te de quem és diante de mim... Lembra-te de que minhas promessas para Ti são eternas”.

Senti-me imensamente amada e cuidada por Deus. Bendigo ao Senhor por ter colocado tais pessoas em meu caminho. Mais uma vez, entendo que o Senhor está me moldando. Creio numa verdade única para minha vida: O Senhor que me escolheu, que me designou e deu uma missão, tem por mim amor eterno. Ele, o mesmo que me gerou, que me guardou, que me protegeu até aqui, Ele quer o meu bem. Quer o melhor para minha vida. Deus não brinca com a minha vida. Todo tempo de sofrimento é também tempo de se aproximar ainda mais de Deus. É tempo de intimidade, tempo de deixar Deus moldar o nosso caráter. É tempo de fortalecer e firmar a fé sobre a rocha.

Quanto mais dificuldades encontro em meu caminho, mais entendo o quanto a minha confiança deve estar alicerçada em Deus. Para mim, irmãos, não há outro caminho: obediência e fidelidade a Deus, em qualquer tempo, em qualquer situação! Eu testemunho com a minha vida que não há felicidade fora disso.

Se você é mais um que espera o cumprimento das promessas de Deus, eu me junto a você. Como esse povo “santo e pecador” do qual a Oração Eucarística fala. Quero fortalecer também o seu SIM. Espere em Deus. Confie em Deus. Ele não brinca com a sua vida. Nem com a minha. Nosso coração é jóia preciosa para Deus. É terra santa onde Ele, todos os dias, deseja habitar.

Por isso, que as dificuldades desta vida não nos assustem. Sejamos serenos quando elas aparecerem, pois que são sinal de que a recompensa, a graça está próxima... “Eis o Deus que me salva, tenho confiança e nada temo, porque minha força e meu canto é o Senhor, e ele foi o meu salvador” Is 12. Que esse seja o nosso canto, sempre!

Paz e bem ao seu coração!
São Pedro, São Paulo e Sta Faustina, Rogai por nós!
****Obs: Hoje é Dia de São Pedro e São Paulo Apóstolos! Padroeiros da Missão Sacramento! =) Nossos grandes intercessores, rogai por nós!!!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Estreando por aqui...


Hoje é terça-feira, 22 de junho de 2010. Terça-feira é o dia em todos os missionários e colaboradores da Missão Sacramento se reúnem para adorar a Jesus Eucarístico e rezarem pelos projetos e intenções missionárias. É nesse contexto, que eu lanço o meu blog. rs Apesar de ser jornalista e estar o tempo inteiro em contato com tecnologias, texto, imagem e tal, (uma obrigação na nossa profissão) confesso que não me atraía muito a ideia de ter um blog... Eu até tentei criar um, há um tempo, mas não me animei muito...

No entanto, hoje aconteceu algo diferente. Estava formatando o blog da Missão Sacramento (http://missaosacramento.blogspot.com/), pensando num novo layout, uma nova cara. Mexi em tudo! rs Inseri fotos, tirei coisas, mudei cores, criei novos textos. Em meio a todo esse trabalho, fui relendo todos os textos publicados em nosso blog e algo diferente surgiu no meu coração. Pelo blog, fui relembrando, uma a uma, as promessas de Deus para a Missão Sacramento, e para mim, de forma especial.

Foi uma alegria poder ter tudo ali, registrado, com fotos e textos. Meu Deus, como foi bom relembrar momentos de oração, direcionamentos, missões diversas. E isso, tendo em vista que nosso tempo é curto e acabamos não atualizando o blog tanto assim... =(

O meu coração se encheu de alegria por fazer parte dessa Missão. Por ver que através do nosso SIM, mesmo sendo tão fracos e cheios de imperfeições, muitas pessoas têm dado rumos diferentes as suas vidas. Quantos testemunhos de pessoas que estavam prestes a tirar suas próprias vidas ou completamente sem esperança e a partir da entrega de um dos servos desta Missão, essas pessoas voltam de novo a acreditar que com Deus, tudo pode ser diferente. Que há esperança! Que podemos ser melhores! Mais ainda: que nossa vida é um projeto de Deus feito para dar certo, um proejto repleto de amor e compaixão! É maravilhoso como o homem pode contribuir com o projeto de Deus!

Não sei o que foi. Sei que isso entusiasmou o meu coração. Não sei explicar. Parece que o Espírito Santo me visitou e colocou em mim a certeza de que eu posso Ir Além. Que eu posso fazer muito mais para que o Evangelho alcance mais pessoas. E eu quero fazer. No meu coração, veio a inspiração: criar o blog. rs E cá estou! rs

Não sou melhor que ninguém e nem quero ser. Não quero ser maior, não quero destaque. Quero ser quem sou: uma filha amada de Deus! Gente, que quer ir longe na entrega ao Senhor. "Cristão com coluna vertebral", como falava em Palmas, o agora arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira. Cristão que cai, que erra, que é imperfeita e pecadora. Mas, que não tem medo de recomeçar. Sempre vou me lembrar disso, de quem sou e de que as promessas de Deus para minha vida são eternas. Assim como são para a sua.

Aqui, quero expressar um pouco mais da minha espiritualidade. Partilhar ideias, medos, incentivos, decisões. Quero anunciar aquilo que tem movido a minha vida: A CONFIANÇA NA MISERICÓRDIA DE DEUS! Espero ser instrumento de Deus para a vida de muitas pessoas. E tenho certeza; esse blog também será para mim, um incentivo para ir mais fundo na intimidade com Deus. Sei que o Senhor também deseja falar muito comigo através deste meio de comunicação...

Lanço-me nesta nova ideia. Confiando na misericórdia divina e no que Ela deseja fazer através de mim! Participe comigo deste novo momento!

Bendito seja Deus por tudo!
Paz e bem ao seu coração!

São Pedro, São Paulo e Sta Faustina, rogai por nós!

Ana Mariana Araújo